terça-feira, 24 de maio de 2011

poder x autoridade

Exemplo de pai utilizando o poder:

- Por que eu não posso ir?
- Porque eu disse que não. Sou o seu pai.
- O que isso tem a ver?
- Tudo.
- Bem, eu vou de qualquer forma.
(O pai fica com raiva) - Estou te avisando. Se você for a essa festa, vai se meter numa grande enrascada.
- Ah, claro. O que você vai fazer?
- Espere e verá.

Exemplo de pai utilizando a autoridade:

- Por que eu não posso ir?
- Não acho que será seguro.
- Eu posso lidar com isso.
- Vai ter muita gente bebendo nesta festa. Provavelmente haverá drogas também. Eu não quero você lá.
- Eu vou estar bem. Não precisa se preocupar.
- Você não compreende. Eu confio em você. Esse não é o problema. Eu não confio é em algumas das outras crianças. Você não pode controlar o que eles vão fazer.
- Todo mundo vai à festa.
- Eu sei que você quer muito ir. Sei que vai ficar decepcionado.
- Eu quero ir.
- Sinto muito. Você não pode ir. Pode fazer outra coisa. Convide algumas crianças para vir aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário