segunda-feira, 23 de maio de 2011

O que significa EDUCAR COM COERÊNCIA

"Durante meu primeiro verão trabalhando em casa com meninos, levei uma van cheia de crianças para acampar num fim de semana. Depois de viajarmos alguns quilômetros, Lamont começou a ficar impaciente. Dei-lhe um aviso. Depois de 80 quilômetros ele começou a implicar e a instigar os outros. Dei-lhe outro aviso. Ele estava piorando. Disse-lhe que se não parasse eu daria meia-volta e o levaria de volta para casa. Ele não acreditou em mim. Não pensou que eu iria até o fim. Ele não parou. Fiz o que disse. Dei meia-volta. Que choque. Primeiro ele parou de se comportar mal. Depois começou a implorar dizendo que se comportaria bem. "Muito tarde", eu disse. E ele voltou para casa.
Demorou duas horas para que levasse Lamont para casa e voltasse ao ponto onde tinha dado meia-volta. Essas foram as melhores duas horas que já gastei. Minha reputação para com Lamont e as outras crianças foi feita naquele dia. Não apenas o resto da viagem correu tranquilamente, como nos seis anos seguintes a história passou de criança para criança. "É melhor acreditar no que o Sr. Sal diz. Ele cumpre o que promete."

(do livro A Educação pelo Bom Exemplo de Sal Severe, Editora Campus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário