quarta-feira, 27 de abril de 2011

Tentando entender as meninas

"- Tudo bem - eu falei, parando para pensar. - Então, se uma de suas amigas tiver feito alguma coisa para perturbar você ou deixar você irritada, ou triste, você fala com ela sobre isso?
- NÃO!!! - responderam em coro.
- Por que? - eu perguntei.
Silêncio. Fiquei esperando.
Uma menina no canto da sala tomou fôlego.
- Porque isso vai dar rolo.
- Como, dar 'rolo'?
- Vai sair briga - explicou alguém.
- Todo mundo vai se envolver. Não vale a pena perder a sua amizade por uma coisa insignificante.
- As pessoas exageram as coisas.
- E se - eu continuei - você estivesse apenas contando para alguém como você se sente, porque você realmente se sente mal? Sabe, para melhorar um pouco isso que você está sentindo... a sua amizade?
- Então você talvez a deixe magoada - falou uma delas.
Sim. Muitas concordaram trocando olhares.
- Pode-se falar a verdade para alguém, e não ser má? - perguntei.
- A verdade dói - falou tranquilamente uma menina no canto. - É por isso que eu minto."



"Melanie, de dez anos, estava explicando a suas colegas por que não podia dizer a Kaya que estava zangada.
- Não dá para fazer isso! - gritava ela.
- Por que não?
- Porque algumas pessoas são realmente sensíveis na nossa escola e, se a gente diz uma coisa dessas, elas começam a chorar.
- Mas você estaria dizendo o que sentia, não é? - Eu tinha um motivo para insistir.
- Mas aí você estaria deixando alguém magoado.
- Mas, e se você estiver aborrecida meeeeeesmo? - perguntei, e algumas meninas acharam graça.
- Às vezes você conta para suas amigas mas (às vezes você não) conta para ninguém - decidiu ela. - De qualquer maneira, provavelmente você vai ter uma oportunidade de ficar zangada com elas. Você chega perto de alguém e diz 'Sabe, Kaya me irrita. Ela me contou isso e aquilo, e aquilo mais'.
- Mas por que você não vai até a Kaya e diz apenas, 'Olha aqui, você está me irritando!'
- Porque - falou ela simplesmente, olhando-me de um jeito cauteloso - a gente quer se desforrar delas."

(trechos de Garota Fora do Jogo, de Rachel Simmons)

Nenhum comentário:

Postar um comentário