terça-feira, 27 de abril de 2010

Seja um doador de medula óssea e salve o Henrique (ou doe sangue e ajude o Mark)

A Mônica Leite, uma das primeiras alunas do TFLA Caiçara, pede ajuda para o Henrique, um menino risonho de 2 anos que tem leucemia.

A família do Henrique tentou encontrar um doador de medula óssea para ele dentro da família, mas não houve compatibilidade. Assim sendo, já que não foi possível encontrar ajuda entre laços de sangue, está na hora de tentarmos os laços de amor.

Entre em contato com a Fundação HEMOMINAS (Alameda Ezequiel Dias, 321 – Centro – Belo Horizonte-MG - CEP: 30.130-110, Telefones: (31) 3248-4515 / 3248-4515 / 3248-4516) e torne-se um doador de medula óssea.

E quando estiver à caminho, aproveite e vá à Rua Juiz de Fora, 861. (atrás do 12BI), de 8 às 13 horas, de segunda à sábado (telefones: 3335 6600 , 84663672 e 84669493), e doe sangue para o Mark Christopher Brown, marido da Simone, que está precisando de muitos doadores, pois ele não tem familiares no Brasil.

Será 1 hora da sua vida tornando-se vida nova para o Henrique e para o Mark.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Seja um colaborador do GREENPEACE

Se você está cansado de ouvir notícias pessimistas sobre o futuro do planeta, está na hora de agir.

Entre no site e torne-se um colaborador do GREENPEACE, a organização que mais investe na preservação da Amazônia no momento (mais do que o governo brasileiro, diga-se de passagem).

De acordo com o GREENPEACE, em 2015 devemos ter estabilizado as emissões globais de CO2, e até 2050 devemos ter construído uma economia de carbono zero.

E aí? De que lado você está? Do problema ou da solução?

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Islândia - terra de gelo, fogo e um idioma antigo

O islandês (íslenska) é uma língua nórdica do ramo germânico falada por aproximadamente 300 mil pessoas na Islândia (na foto, vista pelo satélite).

O islandês é escrito utilizando-se o alfabeto romano, introduzido junto com o cristianismo por volta do ano 1000, acrescido de alguns símbolos próprios. O alfabeto completo é como segue:

A Á B D Ð E É F G H I Í J K L M N O Ó P R S T U Ú V X Y Ý Þ Æ Ö

Você consegue pronunciar o nome do vulcão que entrou em atividade há poucos dias? Eyjafjallajökull.

Se não conseguir, tente o nome dos 4 parques nacionais: Jökulsárgljúfur, Skaftafell, Snæfellsjökull, e Þingvellir.

Quem quer aprender islandês? Os interessados devem falar com a Doris (just kidding, my friend.)

sexta-feira, 9 de abril de 2010

quinta-feira, 8 de abril de 2010

O livro favorito de Bella e Edward

O Morro dos Vento Uivantes, único romance de Emily Brontë (que morreu de tuberculose aos 30 anos de idade, um ano após a sua publicação), é uma apologia ao amor auto-destrutivo.

Este romance, um clássico da literatura inglesa, conta a estória de amor entre Heathcliff e Catherine, uma paixão avassaladora que não produz nada a não ser ódio e vingança. Destrói tudo e todos ao seu redor e só permite surgir o afeto após a morte dos dois.

Catherine, incapaz de expressar seus sentimentos por Heathcliff a não ser com a governanta, tem crises constantes de ira que a fazem adoecer até a morte.

Heathcliff nunca se sentiu à altura de Catherine. Adotado pelo pai dela sabe-se lá de onde, os dois se tornam amigos de infância e companheiros de fugas e aventuras. Quando chega à adolescência, Heathcliff vê sua amiga distanciar-se: "Lutava desesperadamente para acompanhar Catherine nos estudos, e foi com recolhida mágoa que os abandonou, mas o certo é que os abandonou por completo; e assim que compreendeu que jamais conseguiria atingir a sua posição anterior, desistiu de qualquer esforço para melhorar." Essa frase resume o processo de ruína pessoal no qual Heathcliff se empreende até aniquilar-se por completo. Ele não só desiste de melhorar como empenha-se em piorar até tornar-se uma criatura abominável.

Por ser tão trágico quanto Romeu e Julieta, pode-se dizer que é belo, mas enquanto os dois primeiros são inocentes e inofensivos aos demais, Catherine e Heathcliff são cruéis e amargos.

A melhor parte do discurso de Catherine, Heathcliff não escuta:

"Os meus grandes desgostos neste mundo foram os desgostos do Heathcliff, e eu acompanhei e senti cada um deles desde o início; é ele que me mantém viva. Se tudo o mais perecesse e ele ficasse, eu continuaria, mesmo assim, a existir; e, se tudo o mais ficasse e ele fosse aniquilado, o universo se tornaria para mim uma vastidão desconhecida, a que eu não teria a sensação de pertencer. (...) O meu amor pelo Heathcliff é como as penedias que nos sustentam: podem não ser um deleite para os olhos, mas são imprescindíveis. Nelly, eu sou o Heathcliff. Ele está sempre, sempre, no meu pensamento. Não por prazer, tal como eu não sou um prazer para mim própria, mas como parte de mim mesma, como eu própria. "

Amor assim eu agradeço, mas dispenso.

Nenhum mortal deveria ser TUDO na vida de outro.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Influenza H1N1 - Calendário de Vacinação

* De 5 a 23 de abril => população de 20 a 29 anos.

* De 24 de abril a 7 de maio => idosos com 60 anos ou mais e portadores e deficiências crônicas.

* De 10 a 21 de maio => população de 30 a 39 anos.

Procure um Posto de Saúde próximo à sua casa e proteja-se.

sábado, 3 de abril de 2010