sexta-feira, 12 de março de 2010

2 momentos de "Preciosa"

(antes de encontrar a professora certa e a escola certa)

"Eu sempre gostei da escola, mas parece que a escola nunca gostou de mim. No jardim de infância e na primeira série eu não falava, eles ria disso. (...) Na segunda série eles ria de COMO eu falava. Por isso eu parei de falar. Pra quê? Foi na segunda série que começou o negócio de eu virar piada. (...) Quando eu levantava eles fazia som que nem de porco roncando. Por isso eu parei de levantar. (...) No começo a professora bancou a boazinha, depois berrava, depois chamava o diretor. O diretor ligou pra mamãe e não lembro pra mais quem. Até que o diretor disse: Fique satisfeita porque esse é o único problema que ela causa a você. O diretor disse à professora: Concentre-se nos que podem aprender."

(depois de encontrar a professora certa e a escola certa)

"Não tenho nada pra escrever hoje, talvez nunca. Agora a marreta tá no meu coração, me batendo, eu sinto como que meu sangue é um rio gigante crescendo dentro de mim e que eu tô afogando. Minha cabeça tá toda escura por dentro. Parece que agora tem um rio gigante na minha frente que eu nunca atravesso. A Srta. Rain diz: Você não tá escrevendo, Precious. Eu digo que tô afogando no rio. Ela não me olha que nem que eu era maluca mas diz: Se ficar só aí sentada, o rio vai subir mais e afogar você! A escrita pode ser o barco que vai levar você pro outro lado. (...)
- Tô cansada! (...)- eu berro, grito pra Srta. Rain: -Você não sabe nada que eu passei! - Nunca fiz isso antes. A turma parece chocada. Fico com vergonha, me sinto burra; sento, ainda por cima me fiz de idiota.
- Abra seu caderno, Precious.
- Tô cansada - eu digo.
Ela diz:
- Sei que está, mas você não pode parar agora, Precious, tem que ter força.
E eu forço."

(Preciosa é a estória de Claireece Precious Jones, uma adolescente obesa e analfabeta do Harlem, vítima de constantes abusos físicos e psicológicos, que alimenta a esperança de melhorar sua vida. O encontro com uma professora batalhadora a apresentará a um mundo novo. Sapphire, Editora Record, Rio de Janeiro, 2010.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário