quarta-feira, 10 de abril de 2013


O que os professores fazem


Ele diz que a grande questão é:
O que um aluno vai aprender com alguém
cuja melhor opção na vida foi ser professor?
Ele comenta com os convidados do jantar que é verdade
o que dizem sobre os professores:
Quem sabe faz; quem não sabe ensina.
Decido morder minha língua - em vez da dele -
e resistir à tentação de comentar com os convidados
que também é verdade o que dizem sobre os advogados.
Afinal, estamos jantando e temos que conversar educadamente.

Então, Taylor, você é professor,
Seja honesto, não deve fazer lá muito dinheiro.
Quanto você ganha?

Gostaria que ele não tivesse feito isso -
me pedido que eu fosse honesto -
porque eu tenho uma regra
sobre honestidade e passa-foras:
Se pediu, vai levar.
Você quer saber quanto eu ganho ou o que eu faço?

Eu faço os alunos trabalharem
mais duro do que eles imaginavam ser possível.
Eu faço uma nota 5 parecer uma medalha de honra
e um 9 ser um tapa na cara.
Como ousa me fazer perder tempo com um trabalho inferior ao seu potencial máximo?

Eu faço crianças ficarem sentadas por mais de 40 minutos na sala de aula em silêncio absoluto.
Não, vocês não podem trabalhar em grupo.
Não, você não pode fazer nenhuma pergunta agora.
Por que eu não deixo você ir ao banheiro?
Porque você está entediado.
E não precisa realmente ir ao banheiro, precisa?

Eu faço os pais tremerem de medo quando ligo para eles:
Oi. Aqui é o professor Mali. Espero não estar incomodando.
Só queria conversar sobre algo que seu filho disse hoje.
Diante do maior brutamontes da turma, ele defendeu um colega,
dizendo: “Deixe o garoto em paz. E daí que ele está chorando?
Eu ainda choro de vez em quando. Você não?”
E foi o ato mais nobre de coragem que já presenciei.
Eu faço os pais verem os filhos como eles realmente são
e o que poderão vir a ser.

Quer saber o que mais eu faço?

Eu faço os alunos imaginarem,
Questionarem,
Criticarem.

Eu os faço pedir desculpas sinceras.
Eu os faço escrever, escrever, escrever,
E depois ler.
Eu os faço soletrar
Ansioso, exceção, ansioso, exceção.
Até gravarem para sempre a grafia correta dessas palavras.

Eu faço os alunos demostrarem todos os cálculos matemáticos realizados
para chegar às respostas dos problemas.
E faço com que apresentem a redação final
como se nunca tivessem produzido um rascunho sequer.
Eu os faço entender que, se você tem um talento,
deve seguí-lo.
E se alguém quiser julgá-lo pelo que você ganha,
mostre o que você faz.

Olhe, deixe-me explicar direitinho,
pra você entender que estou dizendo a verdade:
Sabe o que os professores fazem?
Os professores fazem a diferença!
E você?

(do livro UM BOM PROFESSOR FAZ TODA A DIFERENÇA, de Taylor Mali)

Um comentário: