segunda-feira, 28 de setembro de 2009

3o. GREEN DAY - Relatório

Quando os primeiros participantes começaram a chegar, o caminhão da Regional Pampulha já havia deixado as mudas junto às covas e buscava a terra adubada para dar início ao plantio.

Havia alguma nebulosidade, o que alimentava a esperança de um trabalho sem o sol a castigar. Doce ilusão. O sol acompanhou tudo, como um observador atento. E deve ter ficado orgulhoso.
Quando tudo e todos já estavam a postos, o engenheiro encarregado da Regional, Edinilson, plantou a primeira muda, demonstrando passo a passo como deveria ser feito.
Alguns pais vieram com seus filhos e ficaram do início ao fim (entenda-se por fim a comemoração no Espeto do Manoel, que durou até às 15:30 horas). Um grupo de adolescentes chegou cedo e plantou até a exaustão. Outros alunos chegaram sozinhos, acompanhados somente por uma imensa vontade de ajudar. Trabalharam duro, assim como algumas crianças que fizeram questão de fazer tudo, até o serviço mais pesado com a enxada.

Professores e funcionários chegaram mais tarde, vindos das aulas do sábado. Com suas roupas limpas e delicadas, se transformaram nos jardineiros mais elegantes do dia.

Às 13:36 horas a última muda foi plantada. Não houve palmas (não havia quem tivesse força física para mais esta tarefa). Somente um sentimento geral de dever cumprido.

A comemoração contou com um brinde especial à equipe da Regional Pampulha, coordenada pelo engenheiro Agenor, que trabalhou voluntariamente, por amor à causa.

Se a beleza está nos olhos de quem vê, o futuro está nas mãos de quem planta.


Para ver todas as fotos, clique aqui.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Sports Day' 2009




It was sooooo much fun!!!!

You guys ROCK!

And the 4 winners going to Maquiné Park Hotel are....... You'll get to know on October 4th.

domingo, 13 de setembro de 2009

Workshop com Tomeu Barceló


Na última sexta-feira de agosto, os professores e monitores do TFLA participaram de um workshop com o filósofo, filólogo e escritor espanhol Tomeu Barceló.

Autor dos livros Centrarse en las Personas, Crecer en Grupo e Entre Personas, Tomeu Barceló falou com o grupo sobre resolução de conflitos e sobre as principais habilidades e características necessárias a um bom professor.

Impossível resumir aqui tudo o que foi dito, mas podemos deixar gravadas algumas de suas frases mais marcantes (em espanhol, por supuesto):

"Los conflictos hacen parte de la vida. Siempre habrá conflictos. Solamente en el cementerio no hay conflictos."

"Si algo no funciona, es porque la estrategia está equivocada."

"En el enfoque centrado en la persona, la intervención del maestro es influir, crear una influencia según su manera de estar."

"Un grupo no es solamente las personas, sino lo que se produce, las interacciones."

"Para crear un clima de motivación, hay solamente 3 condiciones y 2 destrezas. Las condiciones son: empatia, autenticidad y consideración positiva. Las destrezas son: agilidad (ritmo y foco) y la animación (el entusiasmo)."
A Tomeu, nossos sinceros agradecimentos. Sua presença nos encantou e suas palavras nos iluminaram.
!Ojalá vuelvas pronto!

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Why???????

Aprender uma nova língua, às vezes, pode ser frustrante. Em certas ocasiões, o que está sendo ensinado não faz sentido algum na nossa língua materna.

“Por que eu não posso falar ‘have a dog in my house’??? Por que tem que ser there is a dog in my house’?”

“Por que quando o avião decola ele ‘take off’ e quando ele pousa ele ‘land’? Não deveria ser ‘take on’?”

“Por que eu tenho que falar ‘the police are e não ‘the police is?”

"Por que 'eu chorei ontem' é 'I cried yesterday' e 'eu chorei hoje' é 'I have cried today'?"

“E por que diabos TODA regra tem uma exceção???”

Estes são apenas alguns exemplos de situações nas quais o que aprendemos em outra língua não tem equivalência na nossa. E isso, para os alunos mais atentos e dedicados, é angustiante.

Existe uma estória que serve como metáfora para este sentimento, este desejo de compreender tudo e dar sentido ao que, aos nossos olhos (e ouvidos), não faz sentido algum.

A estória de alguém que queria saber exatamente

Havia um homem que perdera a sua mulher. Ele não tinha trabalho e não podia sustentar os seus filhos. Então um amigo lhe disse: ''Nas redondezas existe um eremita que sabe como transformar pedras em ouro. Talvez ele o ajude!''.

O homem disse a si mesmo: ''Essa é uma boa idéia''. Pôs-se a caminho, procurou o eremita e o encontrou numa caverna.

Assim que o viu, perguntou-lhe: ''É verdade que você sabe como transformar pedras en ouro?''
''Sim, eu sei.''

''E você me revelaria o segredo?''

''Sim, e o faço com prazer. Na próxima lua cheia você vai ao segundo vale a partir daqui - depois de amanhã já é lua cheia - e lá junte pedregulhos grandes e um pouco de madeira.'' Em seguida, o eremita desapareceu por um momento na caverna, mas logo voltou com algo na mão e prosseguiu: ''Então você pega esse frasco com seis ervas e, uma hora antes da meia-noite, coloca-as sobre a madeira e acende o fogo. Uma hora mais tarde, pouco antes da meia-noite, portanto, as pedras estarão transformadas em ouro''.

O homem agradeceu ao eremita e tomou o caminho de casa. Entretanto, quando já havia andado por algum tempo, começou a ter dúvidas: "Isso não pode ser tudo. Deve faltar alguma coisa!" Deu meia-volta, e quando chegou ao eremita, disse:"Andei refletindo. Isso não pode ser tudo. Com certeza falta alguma coisa que você não me revelou." "Sim", disse o eremita, "é que durante a hora em que o fogo estiver ardendo, você não deve pensar num urso branco!"

Moral da estória: quando não fizer sentido, confie no professor (e pratique até decorar).

(Esta estória foi retirada do livro Para que o amor dê certo, Ed. Cultrix, 2001, sobre o trabalho terapêutico de Bert Hellinger)