quinta-feira, 23 de julho de 2009

Para gostar de Ler nas férias (e na volta às aulas)

1) Menina das Estrelas (Ziraldo, Editora Melhoramentos, 2007) - Num bate papo com crianças da 4a série sobre seu livro O Menino da Lua, Ziraldo escutou de uma menina a seguinte pergunta: "Por que é que você não pôs meninas nos seus planetas?" O autor levou um susto, e do susto resolveu escrever este livro. Um presente para todas as meninas de zero a 90 anos.

2) Maluquinho por Futebol - As Histórias mais Malucas sobre a Maior Paixão do Brasil (Ziraldo, Editora Globo, 2008) - para meninos de zero a 90 anos.

3) Querido Diário Otário - #1: É Melhor Fingir que isso Nunca Aconteceu (Jim Benton, Ed. Fundamento, 2008) - Jamie Kelly é uma menina pra lá de invocada que escreve um diário hilário. Só não conta pra ela que você está lendo, porque ela vai ficar uma fera!!! Diversão do # 1 ao # 6. Para crianças e adolescentes.

4) Ídolo Teen (Meg Cabot, Ed. Galera Record, 2008) - Jenny Greenley é uma estudante do Ensino Médio especialista em solucionar problemas de todo mundo, menos os seus. Quando um ator famoso tenta se passar por um aluno da sua escola, a confusão é tão grande que nem a sensata Jenny sabe se poderá consertar. Prepare-se para rir muito. Para adolescentes.

5) A Ilha (Victoria Hislop, Ed. Intrínseca, 2008) - Alexis nunca conseguiu arrancar de sua mãe nada sobre seu passado na Grécia. Num momento de crise de identidade, ela resolve visitar uma grande amiga da sua mãe no vilarejo de Plaka, e essa viagem a fará descobrir a deserta ilha de Spinalonga - sede da antiga colônia de leprosos da Grécia, desativada. Juntamente com a ilha, Alexis descobre também a história da sua família devastada pela guerra, pela lepra e pela paixão. Uma leitura cativante que mexe com as mais profundas emoções. Para jovens e adultos.

6) Por que os Homens são Assim? (Steve Biddulph, Ed. Fundamento, 2003) - do mesmo autor de Criando Meninos, ambos bestsellers internacionais, este livro deveria ser leitura obrigatória para toda a humanidade.
Num trecho do livro, o autor relata uma história contada por Robert Bly:

"Um homem de seus trinta e poucos anos decide telefonar de uma cidade distante, tentando atravessar o abismo que se formou entre ele e o pai. Os dois tiveram pouco contato nos últimos anos. Quando o pai atende...

- Oi, pai, sou eu.
- Oh, uh huh! Vou chamar sua mãe.
- Não chama, não. É com você que eu quero falar.
Faz-se uma pausa.
- Por quê? Está precisando de dinheiro?
- Não, não preciso de dinheiro.
(Neste ponto, a platéia sempre ri.)
E o rapaz começa a recitar um discurso meio que ensaiado, mas ainda assim vulnerável.
- Sabe que é, pai, eu andei pensando em você e nas coisas que fez por mim. Trabalhar aqueles anos todos em um emprego que você detestava só para sustentar e pagar a minha faculdade. A minha vida está bem hoje porque você me ajudou. Eu me lembrei que nunca agradeci.
Silêncio do outro lado da linha. O filho continua.
- Eu quero dizer obrigado.
Longa pausa antes da resposta do pai.
- Você andou bebendo????

O auditório sempre explode em risadas ao ouvir essa história, mas os homens riem com os olhos molhados e brilhantes."

Para homens e mulheres.

7) Steve Martin - Nascido para Matar... De Rir (Steve Martin, Ed. Matrix, 2008) - O ator conta a história de como se tornou um fenômeno do humor, do stand-up comedy ao cinema. Fala das pessoas que influenciaram sua carreira, suas crises de pânico, por que abandonou os palcos e sua difícil relação com a família. Um livro comovente e fácil de ler. Para jovens e adultos.

8) No Time to Say Goodbye - Surviving the Suicide of a Loved One ( Carla Fine, Ed. Broadway) - Tradução: Sem Tempo de Dizer Adeus - Sobrevivendo ao Suicídio de Alguém Querido (encontrado somente em inglês e japonês - para comprar acesse
http://www.amazon.com/ ). A autora perdeu o marido por suicídio e resolveu escrever sobre sua experiência para ajudar outros sobreviventes (pessoas que perderam alguém querido por suicídio). Aos interessados em partes do livro em português, enviem e-mail para tfla@tfla.com.br . Estudos comprovam que o trauma sofrido por um sobrevivente ao suicídio é comparado ao vivido por um sobrevivente a um campo de concentração.

9) A Distância Entre Nós (Thrity Umrigar, Ed. Nova Fronteira, 2006) Todas as manhãs na Bombaim contemporânea, Bhima, uma empregada doméstica, deixa seu barraco na favela para cuidar da casa de Sera Dubash. Ali, Bhima esfrega o chão de um lugar em que será sempre uma estranha, limpa os estofados em que jamais poderá se sentar e lava a louça que não pode usar. No entanto, ainda que apartadas pela classe social e pelo sangue, Bhima e Sera estão unidas pelos laços femininos e pelas experiências de vida que compartilham. Comovente e arrebatador, uma história inesquecível. Para jovens e adultos.

10) Paixão Índia (Javier Moro, Ed. Planeta, 2006) - A Verdadeira história da Princesa de Kapurthala. Um mergulho na história da Índia e de um amor entre um Príncipe Indiano e uma bailarina espanhola. A história real de um amor que enfrentou barreiras culturais, a guerra e a gripe espanhola. Contém ilustrações. Para jovens e adultos.

11) Os Homens que Não Amavam as Mulheres (Stieg Larsson, Companhia das Letras, 2008) - Primeiro livro da Trilogia Millennium. Um dos mais comentados romances policiais dos últimos anos. O jornalista Mikael Blomkvist, em parceria com a hacker Lisbeth Salander, deverá desventar o sumiço de Harriet Vanger, sobrinha de um grande industrial sueco. O problema é que Harriet desapareceu há quase 40 anos, e o suposto autor do sequestro continua a enviar presentes para o seu tio, como num jogo macabro. Para jovens e adultos.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Boas férias!!!


Kylie sent us a very nice picture taken in the teacher's room (TFLA Caiçara) on the last Thursday of the semester.

Congratulations, staff. You did a great job! We hope you rest a lot in July, so that you can be back full of energy in August.
To all the students, parents and friends, we wish a fantastic vacation, full of family moments and trips to wherever your hearts might take you.

Kylie, thanks a lot. Your picture now is part of our history.

sábado, 4 de julho de 2009

3 tipos de pessoas

De acordo com um colunista do jornal O TEMPO, no que se refere à ecologia e à preservação do meio ambiente, existem 3 tipos de pessoas:

1) Aqueles que não estão nem aí. Escutam as notícias, leem os jornais, mas se fingem de mortos. Acham que é tudo sensacionalismo barato ou que não é com eles;
2) Aqueles que reconhecem a importância de se preservar o meio ambiente, que acham um absurdo o que leem nos jornais e se revoltam com os relatórios de desmatamento no Pantatal e na Amazônia, mas que, mesmo assim, não mudam de atitude;
3) Os que percebem a seriedade da questão ambiental e tomam providências: recusam sacolas plásticas, param de consumir garrafas de água mineral, reduzem o consumo de alimentos industriais (para diminuir o lixo), aumentam o consumo de alimentos naturais, deixam o carro na garagem um dia na semana, plantam árvores, passam a comer carne bovina somente 2 vezes por semana, reduzem o tempo do banho, etc.

Alienado, demagogo ou próativo? Qual tipo você é?